quarta-feira, 22 de junho de 2011

Sobre artistas negros e afrodescendentes


A minha visita ao Museu Afro Brasil por ocasião da disciplina de Ação Cultural, me colocou a par de uma realidade a qual desconhecia. A existência de pintores negros no Brasil em qualquer época da História. Não sei se é para ficar triste ou alegre; triste por não saber antes que estes artistas existiam; alegre por ter tido a oportunidade de conhecê-los e principalmente saber que existiram e estão eternizados por meio de sua arte.  Isto é um fato importante, e deve ser divulgado para o maior numero de pessoas possíveis. Pois assim como eu muita gente desconhece estes feitos históricos de grande importância para os negros e afrodescendentes que desde sempre fizeram parte desta nação.
Considerando as dificuldades da época, o legado artístico deixado por ele e outros artistas, os quais são ilustres desconhecidos, para muitos de nós. Estes merecem e devem ser mais divulgados para que se tornem conhecidos e tenham o seu valor reconhecido como artistas que foram, não apenas pelos historiadores, mais pelo povo de modo geral. Por este motivo resolvi tornar público o meu desejo: divulgar para o maior número possível de usuários, sugerir que as escolas façam excursões aos museus, além de serem ricos em informações sobre o nosso passado, também são bases solidas de conhecimento principalmente sobre nós mesmo.
Assim como Artur Timotheo há outros artistas de mesma época tão importante quanto, como é o caso de Horácio Hora, Manoel Quirino, Firmino Monteiro e Estevão Silva e tantos outros. Só para lembrar: de artistas e escritores negros conhecidos temos: Machado de Assis, Aleijadinho, Castro Alves, talvez alguns outros que no momento nem consigo lembrar, e que também suas obras se encontram nos fundos dos porões escuros e bolorentos dos museus, mas infelizmente por fruto do desconhecimento ou do preconceito arraigado no cérebro de muitas pessoas que ainda agem como se estivéssemos na escravidão ou na ditadura e não tivéssemos o direito de conhecer nossa própria história, ou pior ainda, que devemos negar, ou esquecer quem somos algo impossível de ser concebido.
Irene
 Acesso em 09 de março, 2011.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright © 2009 AfroBrasil All rights reserved. Powered by Blogger
Blogger Template by Anshul