segunda-feira, 16 de maio de 2011

Olá galera, falaremos hoje de ação cultural.


Victor Flusser, (1982) nos fala de uma “Ação Cultural Emergente e Libertadora.” A qual é justamente o objetivo deste blog. Ele ainda nos diz que “A ação cultual se articula em um tripé de ações, ou seja, “Invenção, Formulação e Criação” Assim sendo... Coloque sua criatividade em ação, em movimento, crie, invente dê asas à imaginação... Supere suas limitações e não apenas á interior,  mais... também a exterior  “trace a sua transformação.”...Boa leitura. Deixe o seu comentário é muito importante para nós.

Fontes:
  
FLUSSER, Victor. A biblioteca como um instrumento de ação cultural. Congresso brasileiro e Documentação11, João Pessoa , 1982.


sábado, 7 de maio de 2011

Gente, vamos falar de uma coisa séria?: O Estatuto da Igualdade Racial


O Estatuto da igualdade racial, um instrumento criado visando reparar e corrigir distorções existentes no seio da sociedade brasileira desde o tempo da escravatura. Este é um País onde muita gente afirma não haver discriminação, soa estranho ouvir isso, digo por experiência. No entanto existem pessoas que não crêem nessa prática. E dizem mais, dizem que, se existe, é o próprio negro que a pratica. À medida que escolhe um branco/a para casar está negando sua etnia, raça, ou seja, sua afrodescendência. Seria cômico não fosse trágico observar como a sociedade brasileira lida com a discriminação e o preconceito. Sempre tratando questões sérias de forma irônica, aliás, esta é a face oculta da discriminação, ocasiona lesão, sem cicatriz aparente, é semelhante ao negro de alma branca. E fica a pergunta: não existisse preconceito, discriminação e desigualdade, seria necessário criar uma lei para promover “Igualdade”? Garantir direitos entre etnias...?  Penso que não. Todavia está aí o Estatuto da Igualdade Racial na forma da Lei Federal, 12.288, aprovada em 20 de julho 2010, entrando em vigor em outubro de mesmo ano.  E em se falando de leis, existem outras que igualmente surgiram para sanar estas lacunas  profundas que perssistem em não se apagar. Como a Lei da política de cotas na Universidades, a Lei anti Racísmo e por fim a política de cotas femenina nos partidos políticos. Em fim, lembrando que as leis geralmente só são criadas quando as existentes não acompanham a evolução da sociedade no sentido de atender seus anseios e garantir os direitos dos cidadãos...


 
Copyright © 2009 AfroBrasil All rights reserved. Powered by Blogger
Blogger Template by Anshul