O Museu Afro Brasil, é uma instituição pública, “histórico e etnológico” e cultural, localizada na cidade de São Paulo, no parque do Ibirapuera, tem como objetivo fornecer um referencial histórico do negro brasileiro e afro-descendente. Com o desejo de tornar público e oferecer subsídios a pesquisadores o curador e idealizador do Museu Sr. Emanoel Araújo, Baiano, Formado em Artes plásticas e Ex-curador da Pinacoteca do Estado de São Paulo, teve a honra e o prazer de nos apresentar uma Instituição fantástica como essa que nos permite visualizar no tempo e no espaço a possibilidade de desvendar muitos mistérios, de rever a historias exposta de forma a formativa. Como ele mesmo afirma neste pequeno trecho sobre os desafios que o espera frente a criação do Museu Afro Brasil e aqui segue um pequeno trecho da expectativa e empenho de ver esta história contada pelo outro lado, ou seja, o lado dos que foram subjugados, massacrados e diminuídos em seu atos, feitos e efeitos deixados na história deste país e na alma dos afro descendentes.
Preparar e pensar, fazer e refazer são os desafios que o Museu Afro Brasil tem de enfrentar ao mesmo tempo em que os apresenta para a sociedade. Não por introduzir o politicamente correto, pois não será esse o meio para curar as feridas de uma história de violência, mas sim por apresentar novos conteúdos que sirvam à desconstrução dos conteúdos restantes do esquartejamento de uma historia que nunca se materializou de fato como visualidade musicológica; de uma história contada em arremedos quase sempre metafóricos pó poéticos antropológicos ou etnológicos, ou ainda folclóricos. (Emanoel Araujo)
Inaugurado em 23 de outubro de 2004, com um acervo inicial de 1100 peças cedido por seu curador Emanoel Araujo. Atualmente possuem um acervo de mais de cinco mil obras sendo, pinturas, esculturas, gravuras, fotografias, documentos e peças etnológicas, de autores brasileiros e estrangeiros, produzidos entre o século XV e os dias atuais. O museu também oferece diversas atividades culturais e didáticas, exposições temporárias, e ainda conta com um teatro e uma biblioteca especializada. Todas as exposições e atividades são inteiramente gratuitas, além de contar com um grupo de monitores e profissionais que recebem visitas pré-agendadas de organizações e instituições diversas, bem como de escolas públicas e particulares.
Eventos:
I ENCONTRO AFRO ATLÂNTICO 24 - 27 de maio de 2011 O Museu Afro Brasil organiza o I Encontro Afro Atlântico na Perspectiva dos Museus.
Dúvidas e informações adicionais: afroatlantico@museuafrobrasil.org.brEndereço:
Av. Pedro Álvares Cabral, s/nº
Pavilhão Padre Manoel da Nóbrega
Parque Ibirapuera - Portão 10
04094-050 - São Paulo – SP
Dias e Horários de Visitação:
Terça a domingo das 10h as 17h.
Entrada Gratuita.
http://www.museuafrobrasil.org.br/
Fontes:
MUSEU AFROBRASIL. Disponível em: < http://www.museuafrobrasil.org.br/> Acesso em março de 2011.
3 comentários:
Realmente sinto-me na África - Moçambique, ao ver esta imagem de onça,leopardo...Boas lembranças da minha Terra Natal. Obrigada.
Não sou da Africa mas em continuação ao comentário da Marga, me sinto também lá. Acredito que ter um pouco dessa magia no meu código genético! Vamos lá levantar discussões apesar das diferenças...
Sobre o Museu Afro devo dizer que dá uma ideia do que seja a África, mas nada pode substituir a vivência que tive naquele continente, pois nasci em Moçambique. O sentir, o ver, o conviver, faz uma grande diferença.
Postar um comentário